terça-feira, 20 de setembro de 2016

Saga Meu Apê - Diferença entre Mármore e Granito!

Olá gente!


      Como vocês estão? Hoje eu trago algo que deixa todo mundo na dúvida... Mármore ou Granito?

     Visualmente os dois se parecem muito, mas no aspecto técnico é que se diferenciam.



     Para mim, a diferença que vejo entre o mármore e o granito é que na pedra de granito a gente nota flocos, ou pontinhos. É uma pedra granulada em relação à pedra de mármore. Mas depende do granito, já que alguns não tem essas granulações. O Granito é mais mesclado e o mármore é mais uniforme.




     Achei essa tabelinha em minhas andanças pela internet, que com certeza me esclareceu muito sobre o assunto. O mármore é considerado como uma pedra mole se comparado ao granito, por isso é o mármore é considerado menos resistente, tanto na questão quebra quanto na questão manchas.
    Por isso não é aconselhado aplicar mármore em ambientes externos, por que tudo influi em sua qualidade e durabilidade, pois esse material sofre com a ação do tempo. Em ambientes úmidos como banheiro e cozinha deve ser evitado também, já que por ser poroso absorve manchas, perde o brilho e absorve gordura.
    O granito sendo muito mais resistente que o mármore, é sim bastante aconselhado e usado tanto em ambientes internos quanto ambientes externos.
     Quanto a limpeza devem existir cuidados, pois qualquer peça de mármore ou granito requer apenas pano úmido para limpeza de sua superfície. Se necessitar utilizar detergente, escolha sempre o neutro incolor. Nunca utilize água sanitária e produtos ácidos ou corrosivos na limpeza de mármores e granitos.
     No caso do mármore, é preciso, ainda, tomar muito cuidado com alguns líquidos que podem ser derramados em sua superfície, como café, refrigerantes, produtos oleosos, etc. Como são porosos, tendem a absorver líquidos, logo, a dica é limpar o local imediatamente, utilizando apenas água e detergente neutro incolor.

     A variedade de cores é grande e trouxe uma palhinha para voces! 




     Na imagem acima vemos várias cores de mármore, quando observamos a imagem abaixo vemos a diferença visual dos dois, dá para perceber que o granito é mais flocado.


     Tendo em vista que o granito além de ser mais barato é melhor que o mármore em diversos quesitos eu optei pelo granito. Ainda estou em dúvida em relação a cor, quero uma cor clara, e apesar de o granito ser mais difícil de manchar não significa que não mancha! Acho muito bonito o Granito Preto São Gabriel, mas quero um ambiente mais clean.
     Achei belíssimo o Granito Branco Dallas, o Branco Itaúna e o Branco Himalaia, mas ainda estou pensando. Tenho alguns meses ainda para resolver.



       E vocês, preferem a elegância do Mármore ou a beleza + custo benefício do Granito? 
Quais cores vocês mais gostaram? 



Beijos da Cachinhos Dourados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário